quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Relatório Festival de Música em Língua Espanhola

Colégio Estadual Hugo Lôbo

Disciplina: Língua Espanhola

Professora: Aurora Luiza Paladini Lessa

Data: 28/06/2010

Assunto: Relatório do Projeto “Festival de Música em Língua Espanhola”

O Festival de Músicas em Língua Espanhola é um projeto criado para ampliar os conhecimentos do aluno sobre a língua espanhola, estimulando sua criatividade, sua curiosidade sobre pormenores da língua, a compreensão e a pronúncia.

O projeto foi realizado durante os meses de maio e junho de 2010, com as 2ªs séries H, I e J do turno noturno. Inicialmente, expliquei os objetivos do projeto aos alunos e os quesitos em que eles seriam avaliados. Eram eles: canto, criatividade, desenvoltura, letra e tradução, dados adicionais e pronúncia, perfazendo um total de 4,5 pontos na disciplina (ver “Ficha avaliativa do professor”).

A dinâmica do projeto baseou-se na divisão da turma em duas equipes, nomeadas por letras, e no trabalho em conjunto. A própria equipe escolheu o aluno-coordenador, responsável por marcar os ensaios, organizar a equipe, distribuindo tarefas e anotando em ficha própria o que cada aluno de seu grupo produziu durante os ensaios (ver “Ficha avaliativa do aluno-coordenador”).

Em virtude de a disciplina contar apenas com uma aula por semana, pude destinar somente duas aulas antes das apresentações para ensaios das equipes, ocorridos no Laboratório de Línguas e na Sala de Vídeo, assim como as apresentações. Percebi o interesse da maioria dos alunos em realizar um bom trabalho, porém, observei a dificuldade de encontrarem tempo para ensaios, já que muitos deles trabalhavam durante o dia. Os alunos coordenadores, a exemplo da estudante Jéssica Pereira, do 2ºH (ver relatório da aluna), procuravam a mim e à coordenadora do Laboratório de Línguas, Estela Coleone, fora do horário de aula para elucidar dúvidas quanto à pronúncia de certas palavras da língua espanhola e também da língua inglesa, já que sua canção escolhida apresentava trechos em inglês.

Os alunos se organizaram e, na data marcada, apresentaram os trabalhos, muitos criados com coreografia. Uma das exigências feitas por mim foi a obrigatoriedade de todos os alunos do grupo cantarem. Assim, todos teriam sua cota de participação. Alguns grupos encrementaram o trabalho criando cartazes e utilizando DVD, com apresentações elaboradas em Power Point.

Tal trabalho é de grande valia, pois desperta no educando a curiosidade e a criatividade.

_____________________

Aurora Luiza Paladini Lessa

Profª. de Língua Espanhola

Relatório – “Festival de Música”

Foi realizado no Colégio Estadual Hugo Lôbo no decorrer do 2º Bimestre o Festival de Música, sob a orientação da professora de Língua Espanhola Estela Coleone e das dinamizadoras do Laboratório de Línguas Aurora Luiza Paladini Lessa e Jaqueline Dias de Almeida.

Os trabalhos foram realizados com os alunos dos 2ºs anos do turno vespertino e dos 3ºs anos do turno matutino. Cada turma deveria apresentar aos professores responsáveis uma canção em espanhol com coreografia e cenário, no Laboratório de Línguas como forma de avaliação bimestral.

Através do Festival de Músicas, os alunos tiveram a oportunidade de treinar a pronúncia, bem como a tradução da música escolhida.

O projeto acima descrito é uma ação do PDE a ser desenvolvido no ano de 2010, tendo a aprovação dos professores já referidos e dinamizadores do Laboratório de Línguas.

_____________________

Estela Coleone

Relatório-Aluno

Festival de Música

No decorrer do 2º Bimestre do ano letivo de 2010, foi proposto a nós, alunos da 2ª série do Ensino Médio, do turno vespertino do Colégio Estadual Hugo Lôbo, um Festival de Músicas, orientado pela professora Estela Coleone e pela professora Aurora Luiza Paladini Lessa, dinamizadora do Laboratório de Línguas.

No primeiro momento, nos foi apresentado o trabalho em sala de aula e fomos orientados quanto à maneira que seria desenvolvido o Festival.

Trabalhos como este servem de estímulo ao aluno, incentivando-o a procurar a significação para os meios com os quais interage, ativa a curiosidade e faz-nos fugir do ambiente da sala de aula, dando-nos diversão junto com o ensino.

_____________________________

Yara Elisa Ferreira Gontijo-2º D

FICHA AVALIATIVA DO PROFESSOR

Projeto Festival de Música em Língua Espanhola

Professor-examinador: _____________________________________________

Série/Turma: ________________ Grupo: _______________

Componentes: ___________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

Música/Intérprete: ________________________________________________

QUESITOS

VALORES REFERENCIAIS

VALORES

OBTIDOS

Critérios artísticos

(2,5)

Canto

1,5

Criatividade

0,5

Desenvoltura

0,5

Critérios didáticos

(2,0)

Letra e tradução

0,5

Dados adicionais

0,5

Pronúncia

1,0

TOTAL

4,5

Observações pertinentes

FICHA AVALIATIVA DO ALUNO-COORDENADOR

Projeto Festival de Música em Língua Espanhola

Aluno-coordenador:________________________________________________________________________

Série: __2ºH____________________ Grupo: ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_____A_________

Música/Intérprete: _________________________________________________________________________

ALUNO(A)

DATA

Adalcino

ATIVIDADES

Alexandre

Ana Paula Dias

Auriane

Bruno Lopes

Dayane Dias

Dhulle

Divina

Emerson

Eslei

Fabiana Soares

Fabiana Sousa

Felipe

Giliardo

Gustavo

Jéssica Adrielle

Jéssica Pereira

Jheinnifer

José Marcelo

Neide

Wesley Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário