quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Ação do P.D.E.

Projeto Literamúsica

Disciplina:Língua Portuguesa

Professora responsável:Aurora Luiza Paladini Lessa

Público:alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio

Justificativa

Os adolescentes e jovens despendem boa parte do seu tempo ouvindo música.A música ,muitas vezes,traduz aquilo que eles estão sentido em dado momento e eles passam a prestar mais atenção na mensagem que ela transmite por meio de sua letra.

Daí a importância da utilização da música nas aulas de Língua Portuguesa.Ela deverá facilitar a aprendizagem dos conteúdos das sub-disciplinas Literatura,Gramática e Produção de texto,já que é clara a identificação dos educandos com a música.

Objetivos

  • Identificar e analisar o conteúdo estudado;
  • Exercitar a interpretação de texto;
  • Reconhecer a importância da música na cultura brasileira;
  • Ter contato com diferentes gêneros musicais.

Procedimentos

Primeiramente , é importante ressaltar que o planejamento das aulas pode ser flexível.Fica a critério do professor o modo de aplicação da música à classe.Um exemplo que pode ser seguido é ,em sala de aula ou no laboratório de línguas,o professor distribuirá a eles cópias das letras das músicas selecionadas e todos deverão ouvir a música que irá tocar,acompanhando-a com a cópia.O professor tocará novamente a música e fará algumas perguntas de caráter interpretativo ou relacionadas ao conteúdo estudado.Os alunos deverão debater questões levantadas pelo professor.Deverá ser feita a relação entre a música e o conteúdo estudado.

Material utilizado

  • CDs com músicas previamente selecionadas.
  • Aparelho de CD.
  • Cópias das letras das músicas.
  • Quadro-negro e giz.
  • Livros didáticos

Interdisciplinaridade

O projeto pode ser realizado com a cooperação das disciplinas História ,Artes, Inglês e Espanhol.

Avaliação

Na avaliação o professor deverá levar em consideração os seguintes aspectos:

· Participação;produção e execução de metas;

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Aurora Luiza Paladini Lessa

Data: 19 e 23/03/2010

Objetivo

- Identificar características românticas em músicas atuais.

- Compreender o movimento literário romântico como expressão do eu.

Conteúdos

Projeto Literamúsica.

Romantismo.

Poesia.

Música.

Produção de texto: paródia.

Anos

2ºs I e J.

Tempo estimado

Duas aulas.

Material necessário

Livros didáticos; poema “Conselhos de um velho apaixonado”, de Carlos Drummond de Andrade; músicas “Exagerado”, de Cazuza, “O último romântico”, de Lulu Santos, e “Homem primata”, do Titãs; CD com poema “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias, narrado por Paulo Autran; aparelho de som.

Desenvolvimento

I – Levantamento de conhecimentos prévios

Após leitura do poema de Drummond, promover o debate de questões como o que é ser romântico no mundo atual e verificar posicionamentos dos alunos sobre o amor e o romantismo.

II – Ampliação dos conhecimentos

Realizar um paralelo do conhecimento prévio com o conhecimento ampliado sobre o Romantismo, como escola literária. Apresentar as relações entre os significados da palavra romantismo e a escola literária. Ouvir as canções selecionadas e discutir características românticas presentes nelas. Ouvir o poema de Gonçalves Dias narrado por Paulo Autran e compreendê-lo enquanto poema romântico. Explicar aos alunos a paródia.

III – Sistematização dos conhecimentos

Individualmente, cada aluno deve compor uma paródia da Canção do Exílio, abordando alguns dos temas: cultura, política, futebol, biodiversidade ou outro do seu interesse.

Avaliação

A avaliação será mediante a participação do aluno, na sua capacidade de relacionar as características românticas às músicas estudadas, e também na produção de material textual, compreendendo a intencionalidade do autor, parodiando-a.

______________________

Aurora Luiza Paladini Lessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário