Projeto Literamúsica
Disciplina:Língua Portuguesa
Professora responsável:Aurora Luiza Paladini Lessa
Público:alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio
Justificativa
Os adolescentes e jovens despendem boa parte do seu tempo ouvindo música.A música ,muitas vezes,traduz aquilo que eles estão sentido em dado momento e eles passam a prestar mais atenção na mensagem que ela transmite por meio de sua letra.
Daí a importância da utilização da música nas aulas de Língua Portuguesa.Ela deverá facilitar a aprendizagem dos conteúdos das sub-disciplinas Literatura,Gramática e Produção de texto,já que é clara a identificação dos educandos com a música.
Objetivos
- Identificar e analisar o conteúdo estudado;
- Exercitar a interpretação de texto;
- Reconhecer a importância da música na cultura brasileira;
- Ter contato com diferentes gêneros musicais.
Procedimentos
Primeiramente , é importante ressaltar que o planejamento das aulas pode ser flexível.Fica a critério do professor o modo de aplicação da música à classe.Um exemplo que pode ser seguido é ,em sala de aula ou no laboratório de línguas,o professor distribuirá a eles cópias das letras das músicas selecionadas e todos deverão ouvir a música que irá tocar,acompanhando-a com a cópia.O professor tocará novamente a música e fará algumas perguntas de caráter interpretativo ou relacionadas ao conteúdo estudado.Os alunos deverão debater questões levantadas pelo professor.Deverá ser feita a relação entre a música e o conteúdo estudado.
Material utilizado
- CDs com músicas previamente selecionadas.
- Aparelho de CD.
- Cópias das letras das músicas.
- Quadro-negro e giz.
- Livros didáticos
Interdisciplinaridade
O projeto pode ser realizado com a cooperação das disciplinas História ,Artes, Inglês e Espanhol.
Avaliação
Na avaliação o professor deverá levar em consideração os seguintes aspectos:
· Participação;produção e execução de metas;
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Aurora Luiza Paladini Lessa
Data: 19 e 23/03/2010
Objetivo
- Identificar características românticas em músicas atuais.
- Compreender o movimento literário romântico como expressão do eu.
Conteúdos
Projeto Literamúsica.
Romantismo.
Poesia.
Música.
Produção de texto: paródia.
Anos
2ºs I e J.
Tempo estimado
Duas aulas.
Material necessário
Livros didáticos; poema “Conselhos de um velho apaixonado”, de Carlos Drummond de Andrade; músicas “Exagerado”, de Cazuza, “O último romântico”, de Lulu Santos, e “Homem primata”, do Titãs; CD com poema “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias, narrado por Paulo Autran; aparelho de som.
Desenvolvimento
I – Levantamento de conhecimentos prévios
Após leitura do poema de Drummond, promover o debate de questões como o que é ser romântico no mundo atual e verificar posicionamentos dos alunos sobre o amor e o romantismo.
II – Ampliação dos conhecimentos
Realizar um paralelo do conhecimento prévio com o conhecimento ampliado sobre o Romantismo, como escola literária. Apresentar as relações entre os significados da palavra romantismo e a escola literária. Ouvir as canções selecionadas e discutir características românticas presentes nelas. Ouvir o poema de Gonçalves Dias narrado por Paulo Autran e compreendê-lo enquanto poema romântico. Explicar aos alunos a paródia.
III – Sistematização dos conhecimentos
Individualmente, cada aluno deve compor uma paródia da Canção do Exílio, abordando alguns dos temas: cultura, política, futebol, biodiversidade ou outro do seu interesse.
Avaliação
A avaliação será mediante a participação do aluno, na sua capacidade de relacionar as características românticas às músicas estudadas, e também na produção de material textual, compreendendo a intencionalidade do autor, parodiando-a.
______________________
Aurora Luiza Paladini Lessa
Nenhum comentário:
Postar um comentário