quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Aula de Sociologia

Atividade para dinamizar as aulas de Sociologia para analisar a realidade social.

Assunto: Lista bimestral de exercícios de Sociologia voltada para alunos das primeiras séries.

Professora: Diane Martina Heger

Objetivo e Justificativa: A lista bimestral de exercícios, no âmbito da disciplina de sociologia, tem como intuito o melhor rendimento dos alunos nesta área do conhecimento. A disciplina foi recentemente incorporada ao quadro de disciplinas obrigatórias do Ensino Médio, de modo que todo corpo discente encontra na novidade algumas dificuldades, especialmente os alunos das primeiras séries, oriundos do Ensino Fundamental, que se adaptam ao conhecimento oferecido no Ensino Médio. A disciplina de Sociologia possui caráter de formação crítica do discente em relação à sociedade que o rodeia e a si próprio enquanto agente de transformação social. Este caráter aliado ao amplo alcance teórico e de níveis de pensamento abstrato exigidos do educando demandam formas didáticas que possam materializar, contextualizar e dinamizar a complexidade do conteúdo sociológico. As listas de exercícios são elaboradas neste sentido, e ainda, buscando preparar os alunos para os processos avaliativos da disciplina. O que dá boa margem de avaliação à professora que pode comparar e incorporar o desempenho do aluno nas avaliações formais com seu sucesso ao desenvolver as listas de exercícios. O conteúdo dos exercícios está de acordo com o planejamento curricular de cada bimestre letivo.

EXERCÍCIOS – 1º BIMESTRE

1. O que é sociologia? O que ela estuda?

2. A sociologia nos ensina que aprendemos a ser seres humanos. Explique.

3. Por ser uma ciência, é interesse da sociologia alcançar o senso crítico, através de um método próprio de investigação científica, que em sociologia é chamado de “método sociológico”. Descreva o que é senso comum e o que é senso crítico.

4. O que é sociabilidade?

5. Por que no momento em que viram o menino Victor de Aveyron pela primeira vez as pessoas constataram que, apesar de humano, ele não se apresentava como um jovem humanizado, ou seja, socializado?

6. O que é processo de socialização?

7. Quais são as áreas do conhecimento em que se dividem as ciências sociais e qual o interesse de estudo de cada uma delas?

8. O sociólogo Carlos Benedito Martins afirma que “a sociologia é uma manifestação do pensamento moderno”. Sabendo disso, e que o mundo social não fazia parte do saber científico antes da modernidade, responda: Como a sociologia passou a ser um conhecimento científico?

9. Qual a influência da Revolução Industrial no surgimento da sociologia como disciplina ciêntífica?

10. Com suas palavras responda: A disciplina de sociologia no ensino médio pode atuar de que maneira na sua vida praticamente?

EXERCÍCIOS – 2º BIMESTRE

1. Cite os três principais autores da ciência sociológica.

2. Porque Durkheim é considerado um determinista social?

3. O que é Solidariedade Orgânica e Mecânica de acordo com Durkheim?

4. O que é Representação Coletiva no pensamento durkheimiano?

5. Representações coletivas são comportamentos coletivos, valores e regras sociais criados coletivamente e funciona como um cérebro social. Explique a seguinte frase de acordo com o pensamento durkeimiano: O todo é maior que a soma das partes.

6. O que é Anomia Social?

7. O que é Divisão Social do Trabalho Normal e Patológica para Durkheim?

8. Explique como o crime – que é normal porque é freqüente, mas tem tendência patológica, pois fere nossos valores – pode fortalecer a representação coletiva e os laços de solidariedade

9. Quais são as influências de Augusto Comte sobre a formação intelectual de Émile Durkheim?

10. Explique a idéia de Consenso para Augusto Comte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário