RELATÓRIO - Biologia Educacional
Ana Carolina Magalhães Antonini
Lecionar é uma tarefa bem complexa e está associada a uma série de objetivos, como por exemplo, o educador hoje forma cidadãos críticos, uma realidade ainda distante das salas de aula, mas que precisa ser mudada. Há necessidade dos professores mudarem sua postura, suas práticas para tornar a educação eficaz.
O ensino de ciências hoje em dia tornou-se indispensável. Por exemplo, estudar as relações da sociedade humana com a natureza é importante, pois, a apropriação e a transformação da natureza pela sociedade aumentam a cada dia a tal ponto que se tornou muito difícil encontrar partes que ainda não passaram por algum tipo de interferência humana, é essencial entender os processos de sustentação e reprodução da vida natural e o que pode interferir ou produzir degradação nos processos de sustentação da vida.
Enfim, a educação é de extrema importância para o país, e a base da educação está na formação de professores. Nas etapas dessa formação é essencial, qualidade, eficiência e responsabilidade.
Com as aulas extracurriculares, nos objetivamos a praticar a arte de educar, vivenciando situações reflexivas e contextualizadas, diretamente em unidades escolares dos sistemas de ensino visando melhorar as práticas escolares e habilidades com relação à realidade individual dos alunos, tornando a prática da biologia extremamente curiosa e interessante.
Dentre os principais objetivos específicos, determinamos em:
- Integrar as questões teóricas estudadas com as questões práticas, possibilitando a construção de conhecimento significativo.
- Explorar o contexto educativo na sua complexidade e analisá-lo, tomando-o continuamente como objeto de reflexão, para construção de formas de gerenciamento do mesmo.
- Realizar atividades que aprimorem a criatividade, interesse e coletividade.
Foi muito prazerosa a troca de conhecimentos, a atenção que disponibilizaram cada um do seu jeito, para melhor compreensão dos assuntos e dos temas abordados, embora uma pequena parte dos alunos que em alguns momentos precisaram ser chamados à atenção. Pode-se também observar que o retorno foi satisfatório não apenas pelo aprendizado, pelos gestos de aceitação, pelo retorno dado a cada atividade aplicada em sala de aula, via-se que a recíproca era boa. Procurou-se elaborar aulas diferenciadas, que despertasse a curiosidade e atenção dos alunos, criou-se um laço afetivo, fato que proporcionou o sucesso no processo de ensino-aprendizagem.
Alguns temas foram tratados nas aulas opcionais que se desenvolveram de forma bem criativa e crítica como:
· Meio ambiente.
· Sexualidade.
· Medicina preventiva.
Assim, analisando o Ensino, por meio de suas etapas, desde a observação até a realidade escolar, verifica-se quão complexo e cheio de por menores é a sua consumação, como a parte burocrática dos papéis (documentos) e planejamentos. É como juntar peças de um grande quebra-cabeça que é a educação em toda a sua estrutura. Sua complexidade vai muito além de suas respectivas etapas e planos documentais.
Conclui se que para o funcionamento e desenvolvimento educacional é essencial que seja feito trabalho em equipe, pois é através das parcerias que se chega aos objetivos com maior probabilidade de sucesso.
O balanço das aulas opcionais é bastante positivo levando em consideração as adversidades e problemas enfrentados no cotidiano do ensino público. O resultado superou as expectativas uma vez que as partes envolvidas; professores, alunos, coordenadores e toda comunidade escolar envolvida no projeto “aulas opcionais de biologia” se comprometeram e participaram com afinco em cada atividade proposta no decorrer do semestre escolar.
Ana Carolina Magalhães Antonini
Relatório do aluno:
A disciplina extracurricular dirigida pela professora Ana Carolina nesse semestre foi bastante benéfica em relação à atualidade e algumas curiosidades, fundamentais para o enriquecimento do conhecimento do aluno, diante de dúvidas da disciplina de biologia até o aproveitamento em aspectos de reciclagem, poluição e meio ambiente, doenças e medicina preventiva.
O primeiro foco foi o meio ambiente e questões sobre poluição e reciclagem. Aprendi que as pessoas não estão conscientes do que o lixo pode causar, que afeta a própria saúde.
A proposta maior foi que fizéssemos algo reciclado, com qualquer material aproveitável. Surgiram várias idéias ótimas.
Com o auxílio dos debates podemos expressar e compartilhar opiniões a respeito dos temas de educação ambiental
O segundo foco foi em cima de temas abordados em educação sexual, abordando assuntos interessantíssimos, como doenças sexualmente transmissíveis, e perguntas do cotidiano que foram esclarecidas com grande facilidade, devido a grande sabedoria da professora na área. Fez com que sugássemos o máximo de informações e situações que pudéssemos só aprender.
A medicina preventiva, ensinada após, foi o desfecho para todo o aprendizado nessa disciplina extracurricular, onde todos os alunos foram envolvidos nas aulas, de maneira dinâmica, fazendo com que cada um expressasse o seu próprio modo de pensar.
Essas aulas foi uma verdadeira prova que as escolas do Brasil precisam se adequar mais as necessidades dos estudantes, e que falta mais iniciativas desse modo.
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