terça-feira, 26 de outubro de 2010

Conhecendo a cidade histórica de Porto Seguro

A segunda visita foi a cidade histórica de Porto Seguro, onde puderam ter contato com a arquitetura dos primeiros séculos do Brasil, casas e igrejas pertecentes aos séculos XVI, XVII e XVIII demonstram neste local com precisão o modo de vida e costumes dos habitantes europeus que vieram para o Brasil.


Viagem à Porto Seguro

A visita dos alunos a cidade de Porto Seguro foi arraigada de novidades e passeios que complementaram a pesquisa de campo.

  • O primeiro foi a Reserva da Jaqueira, uma reserva indígena que mostra o cotidiano dos índios pataxó em seu habitat natural sem interferência dos brancos. Todos, alunos e professores, participaram com muita graça e atenção a cada explicação feita pelos nativos indígenas.



LABORATÓRIOS DO HUGO LOBO


"O Hugo Lobo dispõe de recursos diferenciados para atender as necessidades de seus educandos, quantos aos laboratórios, há três, o de Informática (LIE), o de Línguas, e o de Ciências, os mesmo são usados continuamente pelos professores em suas práticas pedagógicas. No colégio há também uma biblioteca com acentuado volume bibliografico que auxilia tanto professores como alunos, em sue planejamentos e pesquisas respectivamente".

QUADRO INFORMATIVO - 2º SEMESTRE 2010 - DISCIPLINAS EXTRACURRICULARES OFERECIDAS




Inglês o X da questão
Leitura e produção de texto
Treinamento desportivo
Química: continuar aprendendo de forma autônoma
Física: Desvendando o Universo
Biologia: Fonte da Vida
Desvendando a matemática
Ciências humanas: Práticas e contextualização no Cotidiano
História da África e Cultura Afro-Brasileira
Salão de beleza

PROJETO EM AÇÃO CONTRA A EVASÃO




Justificativa

Diante dos problemas encontrados, houve a necessidade da elaboração de um projeto para se trabalhar a evasão escolar, onde possa resgatar a defasagem de aprendizagem dos alunos, propondo soluções viáveis que elevem a auto-estima e o desejo de freqüentar as aulas, amenizando as dificuldades extracurriculares, que influenciam a vida escolar do aluno, fazendo com que os mesmos tenham o desejo em vir para a escola. Portanto a escola propõe metodologias diversificadas que possam contribuir para solucionar o problema da evasão escolar.

Objetivo Geral

Buscar soluções viáveis, concretas para trabalhar as dificuldades de aprendizagem dos alunos, assegurando um ensino de qualidade, garantindo o acesso e a permanência.
Objetivos Específicos:
• Levantar juntos aos professores dados relacionados aos alunos faltosos;
• Dinamizar interações que elevem a auto-estima dos alunos;
• Dar oportunidades aos alunos com dificuldades de aprendizagem e percentual elevado de faltas;
• Promover atividades diversificadas quem venham de encontro à evasão escolar;

Metodologia:

Alunos Faltosos – Após três faltas consecutivas ou cinco alternadas o professor comunica a equipe pedagógica;
Motivação – todos os educadores em torno do objetivo: “combater a evasão escolar”
Solucionando o Problema – Os alunos serão encaminhados à equipe pedagógica para serem ouvidos e buscar possíveis soluções para o problema apresentado. (Anotar em livro próprio);
Reposição de Conteúdos - Para os alunos que moram na zona rural ou que trabalham e por isso têm dificuldade de estarem na escola no horário das aulas terão oportunidades; de repor seus conteúdos através de trabalhos , a combinar com o professor. As oportunidades serão dadas quando o transporte escolar deixar de buscar, por motivo de trabalho, ou outro, que seja justificável.

Projeto da Ressignificação do Ensino Médio

RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO MÉDIO

JUSTIFICATIVA

A ressignificação do Ensino Médio constitui uma proposta de reflexão coletiva acerca do Ensino Médio, modalidade que nos últimos 15 anos vem sofrendo um processo de escolarização em massa.

Historicamente, o Ensino Médio brasileiro sempre se configurou como um espaço de difícil equacionamento, ora oscilando para a profissionalização obrigatória e com caráter de terminalidade (LDB de 1970); ora assumindo um perfil mais propedêutico, voltado para o prosseguimento dos estudos em nível superior (LDB 1996). Podemos considerar que essa dualidade histórica – associada a fatores como a significativa expansão de vagas e matrículas, a imprevisão de fundos específicos de custeio, as mudanças ocorridas no mundo do trabalho, da ciência e da tecnologia e , por fim, a estrutura tradicional e ainda arcaica das redes de ensino – resultou num quadro de esgotamento caracterizado por índices preocupantes de evasão,repetência, distorção idade/série e baixo desempenho dos alunos nos exames avaliativos estaduais, nacionais e internacionais como SAEGO, SAEB, PISA (Programa Internacional de avaliação de Alunos e ENEM

Disciplinas Opcionais

Química (continuar aprendendo de forma autônoma e crítica) visa levar o aluno a continuar aprendendo de forma autônoma preparando-o para o mercado de trabalho e aprimorando seus conhecimentos para participar de forma satisfatória nos concursos e processos avaliativos.
O (X) da questão: Aulas de Inglês Básico tem por objetivo oferecer aos alunos aulas de Língua Inglesa voltada ao cotidiano e sanar as dificuldades em sala de aula, além de contribuir na preparação para os processos avaliativos que certamente virão.

Ciências humanas (práticas e contextualização no cotidiano) tem por objetivo permitir aos nossos alunos posicionarem-se no mundo diante de dados e informações, aplicando conceitos, lendo e utilizando diferentes linguagens, auxiliando-os a problematizar o mundo contemporâneo e as complexidades das relações sociais e, por fim, recorrer aos conhecimentos das ciências humanas para perceber esses processos com o vivido, preparando-os para o mercado de trabalho para processos avaliativos como ENEM, PAS, concursos diversos, vestibulares, dentre outros.
Leitura e Redação tem por objetivo a formação de leitores competentes, aqueles que saibam selecionar aquilo que atende às suas necessidades; que conseguem ler não apenas o que está escrito explicitamente, mas também aquilo que está implícito.

Informática básica tem por objetivo fornecer subsídio aos alunos do Ensino Médio para prepará-los para o mundo do trabalho.

Projeto Gincana 2010

CÓLEGIO ESTADUAL HUGO LÔBO
IX GINCANA CULTURAL – 2010
REGULAMENTO PARA GINCANA 2010
1- Cada turno será dividido em duas equipes;
2- Cada equipe apresentará uma cor e um nome na data estipulada pela coordenação da gincana;
3- Caso necessitem cada turno terá dois coordenadores além da coordenação do turno para esclarecer alguma dúvida;
4- As equipes deverão respeitar-se mutuamente sob pena de perder pontos;
5- As equipes devem respeitar o tempo das provas sob pena de perder tantos pontos quantos forem os minutos ultrapassados;
6- A única prova que terá a participação efetiva do professor é “Meu professor é show”;
7- A gincana valerá 2,5 pontos;
8- O professor orientador da turma e o representante da turma será o responsável pela ficha de participação da gincana e consequentemente pelas notas dos alunos;
9- As equipes serão responsáveis pelo som o qual terá que arrecadar a quantia estipulada para a realização da gincana;
10- A direção do colégio será responsável pelo local de realização das provas de palco;
11- As provas a serem realizadas no colégio começarão sempre a partir do 4º horário;
12- As equipes só poderão se reunir duas vezes por semana durante uma aula preferencialmente a partir do 4º horário;
13- As reuniões só poderão ser agendadas com antecedência junto à coordenação pedagógica;
14- Os representantes de cada equipe deverão entregar a lista de pessoas que participarão da organização das provas da escola com antecedência de um dia;
15- Se durante organização das provas do colégio sair mais alunos do que o previsto na lista a equipe perderá um ponto por cada aluno excedente;
16- Os professores participantes da equipe deverão apenas auxiliá-los. Não é permitido que realizem as provas, pois a gincana testa competências e habilidades dos alunos;
17- O intervalo entre as provas de palco não deverá ultrapassar 05 (cinco) minutos sob pena de a equipe perder tantos pontos quantos forem os minutos ultrapassados.
18- As provas que serão realizadas no colégio já têm data estabelecida;
19- A equipe que trouxer apresentações de fora para quaisquer das demais provas sem a autorização da coordenação será automaticamente desclassificada da prova;
20- Os coordenadores de turno não farão parte de nenhuma equipe competidora, pois auxiliarão a todos;
21- Durante a apresentação da equipe adversária a outra equipe deverá respeitá-la e manter-se atenta sob pena de ser penalizada com menos 05 (cinco) pontos;
22- Durante o período de realização da gincana os componentes das equipes serão observados quanto ao uso de bebidas alcoólicas dentro do colégio, imediações e do local onde serão realizadas as provas de palco. A penalidade para o aluno que infringir o regulamento é a desclassificação sumária do mesmo.
23- As equipes deverão observar a decência do vestuário durante o período da realização da gincana;
24- As notas das provas (colégio) serão afixadas no mural;
25- Avisos em sala deverão ser repassados apenas pelo representante de cada turma com a autorização da coordenação pedagógica;
26- Não é permitido às equipes levarem ao local da realização instrumento musicais que causem poluição sonora. A equipe que infringir esta norma será penalizada com menos o5 (pontos);
27- Nas provas de palco a equipe vencedora reorganizará o ambiente;
28- O premio da gincana será -----------------------------------------
29- Qualquer dúvida quanto ao regulamento da gincana será sanada pela coordenação da mesma e, em última instância, pela direção da unidade escolar.


PROVAS REALIZADAS NO COLÉGIO

1º LIMPEZA E EDUCAÇÃO: PARCERIA DE TODOS (04/10/2010)
(Durante a realização da gincana será observada a limpeza das salas e pátios sob responsabilidades das equipes).
VALOR: 30 PONTOS
2º ENIGMA início (04/10/2010) decifrar (22/10/2010) executar (29/10/2010)
VALOR: 30 PONTOS
A equipe que desvendar o enigma passo a passo em primeiro lugar obterá 10 pontos.
A equipe que desvendar o enigma passo a passo em segundo lugar obterá 05 pontos.
A equipe que cumprir a tarefa do enigma em primeiro lugar obterá mais 20 pontos.
A equipe que cumprir a tarefa do enigma em segundo lugar obterá mais 10 pontos.
Obs: Será considerado primeiro lugar no quesito cumprimento de tarefas a equipe que cumprir a tarefa na íntegra e no dia estipulado.
3º CINEMA NA ESCOLA (08/11/2010) e (09/11/2010)
VALOR: 10 PONTOS
Nesta prova os alunos não poderão trazer pessoas de fora.
4º ARRECADAÇÃO DE BRINQUEDOS: AÇÃO SOCIAL DO LOBÃO (16/11/2010)
Cada equipe deverá adquirir brinquedos novos ou em perfeita condição de uso.
Cada equipe deverá providenciar: brincadeiras, caracterização, alimentação para estarem apresentando na creche no dia da entrega dos brinquedos (dia estipulado pelos coordenadores)
Será uma creche para cada equipe.
A equipe que arrecadar maior número de brinquedos e cumprir com as brincadeiras, caracterização e alimentação obterá 20 PONTOS
5º INTERCLASSE (17/11/2010)
O interclasse será disputado em duas etapas:
1ª fase: sala x sala 2ª fase: equipe x equipe
Será vencedor a equipe que vencer maior nº de modalidades esportivas. Na primeira fase só sairão para competição às turmas que estiver participando do interclasse. E na segunda fase poderão sair todos para estarem torcendo pela sua equipe.
6º RECREIO ANIMADO (11/11/2010 e 12/11/2010)
Será através de sorteio, no dia previsto o intervalo se estenderá por mais alguns minutos.
8º PROVA DA GRAFITE (28/11/2010)
Será determinado o lugar para ser grafitado para cada equipe.
(Será por sorteio o lugar a ser grafitado) A equipe escolherá no máximo três alunos os quais terá que apresentar o trabalho de arte no dia estipulado. Onde os jurados julgarão os melhores trabalhos. Sendo:
40 PONTOS para o primeiro colocado;
30 PONTOS para o segundo colocado;
20 PONTOS para o terceiro colocado;
10 PONTOS para o quarto colocado;


PROVAS REALIZADAS NO PALCO

Dia “D” 03/12/2010

1º DANÇA DOS ANÔNIMOS
VALOR: 10 PONTOS TEMPO: 5 MINUTOS
2º PROVA SURPRESA
VALOR: 10 PONTOS TEMPO: 5 MINUTOS
Cada equipe deverá providenciar uma prova surpresa.
3º MAQUETE DE BRASÍLIA
VALOR: 10 PONTOS TEMPO: 5 MINUTOS
4º MEU PAI É UMA SURPRESA
VALOR: 10 PONTOS TEMPO: 5 MINUTOS
5º QUEBRA CABEÇA
VALOR: 20 PONTOS TEMPO: 5 MINUTOS
6º QUIZZ (10 perguntas de conhecimentos gerais)
Os professores das disciplinas deverão elaborar duas questões para a prova dos conhecimentos que acontecerá através de sorteio.
VALOR: 20 PONTOS TEMPO: 5 MINUTOS
7º MEU PROFESSOR É O SHOW
VALOR: 20 PONTOS TEMPO: 5 MINUTOS
8º TORCIDA ANIMADA
VALOR: 20 PONTOS


COORDENADORES DA GINCANA

TURNO MATUTINO: SUZANA, GRAZIELLE,CÍNTIA SEVILHA
TURNO VESPERTINO: KARLA, EDILEUSA E HALISON.
TURNO NOTURNO: ALEX,CLARA E ELZENILDA
GERAL: GENY

Obs: Os demais professores serão sorteados o qual deverá orientá-los, lembrando que a gincana é dos alunos onde serão testadas suas competências e habilidades.