terça-feira, 26 de outubro de 2010

PROJETO EM AÇÃO CONTRA A EVASÃO




Justificativa

Diante dos problemas encontrados, houve a necessidade da elaboração de um projeto para se trabalhar a evasão escolar, onde possa resgatar a defasagem de aprendizagem dos alunos, propondo soluções viáveis que elevem a auto-estima e o desejo de freqüentar as aulas, amenizando as dificuldades extracurriculares, que influenciam a vida escolar do aluno, fazendo com que os mesmos tenham o desejo em vir para a escola. Portanto a escola propõe metodologias diversificadas que possam contribuir para solucionar o problema da evasão escolar.

Objetivo Geral

Buscar soluções viáveis, concretas para trabalhar as dificuldades de aprendizagem dos alunos, assegurando um ensino de qualidade, garantindo o acesso e a permanência.
Objetivos Específicos:
• Levantar juntos aos professores dados relacionados aos alunos faltosos;
• Dinamizar interações que elevem a auto-estima dos alunos;
• Dar oportunidades aos alunos com dificuldades de aprendizagem e percentual elevado de faltas;
• Promover atividades diversificadas quem venham de encontro à evasão escolar;

Metodologia:

Alunos Faltosos – Após três faltas consecutivas ou cinco alternadas o professor comunica a equipe pedagógica;
Motivação – todos os educadores em torno do objetivo: “combater a evasão escolar”
Solucionando o Problema – Os alunos serão encaminhados à equipe pedagógica para serem ouvidos e buscar possíveis soluções para o problema apresentado. (Anotar em livro próprio);
Reposição de Conteúdos - Para os alunos que moram na zona rural ou que trabalham e por isso têm dificuldade de estarem na escola no horário das aulas terão oportunidades; de repor seus conteúdos através de trabalhos , a combinar com o professor. As oportunidades serão dadas quando o transporte escolar deixar de buscar, por motivo de trabalho, ou outro, que seja justificável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário