segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Aluno Espetacular

O aluno do 3º ano "E" Roberto José da Paixão Filho que é um participante ativo dos projetos desenvolvidos por esta Unidade Escolar e por outros projetos da rede nos relatou sua experiência como discente e incentivou a participação de outros em uma pequena entrevista. Roberto é um dos vencedores do Projeto que levou os alunos para conhecerem a cidade de Porto Seguro na Bahia e também é finalista dos concursos de redação da SEDUC e da Tribuna durante os três anos que está no Colégio.

*Entrevistador: Em relação ao concuso de redação, o que te proporcionou?
*Roberto: Experiência. Fiz pela terceira vez, no ano passado também participei do concurso da SEDUC onde pude representar esta Unidade Escolar em Goiânia.

*E: O que você leva de nvo a cada particaipação nos projetos escolares?
*R: Confiança em diversas partes. Quando me escolheram pela primeira vez e conti nuaram me escolhendo, foi muito bom.No concurso de redação eu tinha participado nem escrito uma redação oficial e participei. Isso deixa a autoestima do aluno muito grande.
*E: A sua participação nos projetos é efetiva. A participação dos seus colegas é da mesma forma?
*R: Não.
*E: Por quê?
*R: Falta de interesse.
*E: Em relação a Fanfarra que você também participa, o que você acha que proporciona para toda Unidade Escolar?
*R: Destaque,nome. É gratificante saber que estudo em um Colégio que tem a melhor fanfarra da cidade.
*E: Quanto ao projeto que o levou a Porto seguro na Bahia o que trouxe de experiência?
*R: Primeiro a experiência por que pesquisar e utilizar normas que são usadas em projetos acadêmicos.
*E: E o conhecimento?
*R: Poder pesquisar sobre uma cidade que é conhecida só por nome, conhecer seus costumes, economia, saber como sobrevive basicamente.
*E: E de que sobrevive economicamente a cidade de Porto Seguro?
*R: Turismo.
*E: Qual foi sua reação ao saber que a premiação do projeto seria uma viagem?
*R: Motivação.
*E: E quando soube que ganhou?
*R: Muita felicidade.
*E: Quando se antecederam os dias da viagem ficou ansioso?
*R: Fiquei.
*E: Você conhecia Porto Seguro?
*R: Não
*E: E o mar?
*R: Também não.
*E: Já tinha nadado de avião?
*R: Não.
*E: Como foi?
*R: Ótimo.

Projeto Incentivando a Pesquisa




A professora de Geografia Grazieli Silva Paiva Vieira elaborou o projeto Incentivando a Pesquisa que foi trabalhado com todos os alunos da Unidade Escolar. Sua intenção era proporcionar aos alunos um contato com trabalho de proporção acadêmica. Este projeto foi incentivado pelo grupo gestor ao sugerir uma viagem como prêmio aos participantes do mesmo.
Os alunos deveriam pesquisar sobre uma cidade que é conhecida só por nome, conhecer seus costumes, economia, pontos turísticos e peculiaridades do local.Como prêmio os alunos receberam uma viagem a cidade pesquisada, que foi Porto Seguro. Enfim, todos embarcaram nessa viagem rumo ao primeiro núcleo habitacional do Brasil.

Os alunos vencedores foram:
  • Roberto José da Paixão Filho
  • Wenderson Santos de Oliveira
  • João Batista Mariano Júnior
  • Ana Carolina Miktchuk
  • Geovane de Oliveira
  • João Paulo Borges de Souza
  • Wilian Macedo dos Santos
A viagem foi aberta aos professores que tiveram interesse de fazer parte desta singular experiência vivenciada pelos alunos do Colégio Hugo Lobo.

FANFARRA RUY SENA


A Fanfarra do Hugo Lobo volta à ativa em 2006 após longo período de dormência, cerca de seis anos, professora Vanda que com pionieismo e amor a presente instiuição de ensino a coloca as ruas de Formosa, emocionando muitas pessoas e deixando assim sua contribuição enquanto professora e cidadã formosense. Foi reavivada e batizada com o nome de Ruy Sena em homenagem a um respeitado músico que, como instrutor da Fararra em seus tempos primérvios, a fez galgar inúmeros prêmios, bem como, prestígio e respeito pela comunidade. Hoje a Fafarra Ruy Sena do Colégio Estadual Hugo Lobo, ressuscitada de um passado de glórias continua a encantar e emocionar por onde passa, em incontáveis apresentações locais e regionais fascina os seus expectadores. Formada por educandos do colégio, cerca de trinta integrantes e atualmente sobre o comando do professor Lander, com disciplina e pompa deixa sua marca por onde passa em suas apresentações. Quanto as prinipais apresentações, estas ocorrem nos dias cívicos e em outras ocasiões e festividades regionais e minicipais, como parte histórica do colégio a fanfarra é mais uma das atrações de a presente instiuição que tem cativado a muitos e laureando respeito e espaço a cada ano.

Colégio Ganha SALA DE RECURSOS para Atender Alunos com Necessidades Especiais


Com alegria, o Colégio Esataudal Hugo Lôbo, informa que ganhou uma Sala de Recursos, para assistir alunos protadores de necessidades espéciais, desta forma, os mesmos terão um atendimento diferenciado garantido por lei, a sala tem como equipamentos: dois computadores, um Not Book, Jogos em Líbras, Bandinha Lúdica, uma Tv de 29 polegadas, Impressora, a professora Cíntia Sevilha dos Santos Freitas, licenciada em Mátemática, pós - graduada em Educação Matemática, e com vários cursos na área de Educação Especial, entre eles Líbras, BRAILE e Sorobã, está à frente da sala. Além de atender de maneira particular cada educando, através de encontros semanais, a professora também auxilia os professores quanto a forma adequada de ministrar aos conteúdos e como avaliar com perspectiva inclusiva. Hugo Lobo também está na era da inclusão, atendendo de maneira particular cada um, buscando o aumento da qualidade de vida e o exercício pleno da cidadania e assim contribuindo para a construção de uma soceidade melhor.

Resumo do Relatório Bimestral das Atividades Desenvolidas no Laboratóio de Informática no Turno Vespertino







  1. Com muita alegria informo que este bimestre o Laboratório de Informática recebeu todas as onze turmas do turno vespertino, isso me tranqüiliza, enquanto dinamizador, por que muitos educandos desciam e reclamavam que nunca haviam tido aula no LIE, os professores em regência tem se atentado para os novos recursos disponíveis, isso constitui um fato importante, posso afirmar que a prática pedagógica do Colégio Estadual Hugo Lobo está mais inovada, pois este bimestre o quadro e giz tornou se um recurso secundário, isso é muito significativo nesses novos tempos, tempos pós modernos, onde a tecnologia e a comunicação em tempo real imperam.



  2. Quanto aos visitantes estes, em sua maioria eram alunos do próprio colégio pertencentes a turnos inversos que vieram efetuar pesquisas, ressalto que a maioria dos alunos visitantes são pertencentes a 3ª série do Ensino Médio, bem como, integrantes do perímetro escolar que vem em busca da internet para realizarem pesquisas sobre resultados e datas de concursos, verificarem e-mails e restituição de imposto de renda visto que não devem ter outra forma de fazê-lo. Os outros correspondem a professores, alguns vêem efetuarem pesquisas, estudos teóricos em sites pedagógicos, outros escriturar diários, sendo que dois realizam plantão de dúvida o que tem sido notável no melhoramento do desempenho dos seus educandos segundo os mesmos.



Disciplinas/N° de Aulas
Português 6
Matemática 0
Geografia 0
História 0
Biologia 0
Física 2
Química 8
Inglês 4
Espanhol 0
Sociologia 2
Filosofia 0
História da África (disc. Extracurricular) 6
História da Arte 0
Produção de texto (disc. Extracurricular) 12


Série e turmas /Quantidade de visitas
2ªP E 01
2ªP F 01
2ªP G 03
2ªP H 02
1ªPA 02
2ª D 06
2ª E 03
2ª F 06
2ª G 06
3ª E 04
3ª F 03
Após uma sinopse do uso prático do Laboratório de Informática neste bimestre, de maneira muito breve como dinamizador do turno vespertino, tive a oportunidade de auxiliar todos os educadores que me procuraram, ensaiando e verificando com seria a melhor forma de trabalhar os conteúdos tragos (apresentados) por intermédio das TICs; prontamente assisti os educandos em suas dúvidas de cunho técnico quanto a formatação e a utilização dos recursos utilizados; com antecedência acessava os programas e os sites que iam ser utilizados objetivando a não perca do tempo.


Dinamizador: Júnior Ferreira



Dia do Secretário

Você sabe por que comemoramos o dia da Secretária no dia 30? É que no dia 30 de setembro de 1850 nasceu Lilian Sholes, a primeira mulher a usar uma máquina de escrever, filha de Christopher Sholes, inventor da máquina de escrever, Lilian se tornou um símbolo e é lembrada até hoje em todo o mundo.
E vamos começar dando parabéns para quem escolheu essa profissão. Não é fácil não. É um trabalho de grande responsabilidade e que exige muita disciplina e organização. Elas merecem mesmo muitos parabéns.

Encontro Coletivo






O Encontro Coletivo proporciona aos funcionários socializarem e trocar experiências, através de informações repassadas pela equipe gestora seguindo um cronograma:
Para refletir - Mensagem;
Para saber - Informes gerais;
Para integrar - Participações especiais;
Para repor as energias - Lanche;
Para entender - Momento explicação de fatores diversos;
Para conhecer - Test-drive.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2010 - Ciência para o desenvolvimento sustentável.







A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010 aconteceu entre 18 a 24 de outubro de 2010. O tema principal: "Ciência para o Desenvolvimento Sustentável". Além de promover atividades as mais diversas de divulgação científica, foi estimulado o debate sobre estratégias e maneiras de se utilizar os recursos naturais brasileiros e sua rica biodiversidade de forma sustentável e conjugada com a melhoria das condições sócio-econômicas da população.
No dia 22 de outubro, sexta-feira, nosso Colégio, representado por alguns alunos teve o privilégio de visitar esta exposição que acontece há 6 anos. Os alunos ficaram impressionados com a dimensão da feira, até porque a cada stand que passávamos tinha sempre a preocupação em associar crescimento econômico à proteção do meio ambiente, à preservação da vida no Planeta e à melhoria da qualidade de vida das pessoas.