terça-feira, 26 de outubro de 2010

Projeto da Ressignificação do Ensino Médio

RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO MÉDIO

JUSTIFICATIVA

A ressignificação do Ensino Médio constitui uma proposta de reflexão coletiva acerca do Ensino Médio, modalidade que nos últimos 15 anos vem sofrendo um processo de escolarização em massa.

Historicamente, o Ensino Médio brasileiro sempre se configurou como um espaço de difícil equacionamento, ora oscilando para a profissionalização obrigatória e com caráter de terminalidade (LDB de 1970); ora assumindo um perfil mais propedêutico, voltado para o prosseguimento dos estudos em nível superior (LDB 1996). Podemos considerar que essa dualidade histórica – associada a fatores como a significativa expansão de vagas e matrículas, a imprevisão de fundos específicos de custeio, as mudanças ocorridas no mundo do trabalho, da ciência e da tecnologia e , por fim, a estrutura tradicional e ainda arcaica das redes de ensino – resultou num quadro de esgotamento caracterizado por índices preocupantes de evasão,repetência, distorção idade/série e baixo desempenho dos alunos nos exames avaliativos estaduais, nacionais e internacionais como SAEGO, SAEB, PISA (Programa Internacional de avaliação de Alunos e ENEM

Disciplinas Opcionais

Química (continuar aprendendo de forma autônoma e crítica) visa levar o aluno a continuar aprendendo de forma autônoma preparando-o para o mercado de trabalho e aprimorando seus conhecimentos para participar de forma satisfatória nos concursos e processos avaliativos.
O (X) da questão: Aulas de Inglês Básico tem por objetivo oferecer aos alunos aulas de Língua Inglesa voltada ao cotidiano e sanar as dificuldades em sala de aula, além de contribuir na preparação para os processos avaliativos que certamente virão.

Ciências humanas (práticas e contextualização no cotidiano) tem por objetivo permitir aos nossos alunos posicionarem-se no mundo diante de dados e informações, aplicando conceitos, lendo e utilizando diferentes linguagens, auxiliando-os a problematizar o mundo contemporâneo e as complexidades das relações sociais e, por fim, recorrer aos conhecimentos das ciências humanas para perceber esses processos com o vivido, preparando-os para o mercado de trabalho para processos avaliativos como ENEM, PAS, concursos diversos, vestibulares, dentre outros.
Leitura e Redação tem por objetivo a formação de leitores competentes, aqueles que saibam selecionar aquilo que atende às suas necessidades; que conseguem ler não apenas o que está escrito explicitamente, mas também aquilo que está implícito.

Informática básica tem por objetivo fornecer subsídio aos alunos do Ensino Médio para prepará-los para o mundo do trabalho.

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