quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Relatório Extra Curricular Leitura e Produção de Texto

Colégio Estadual Hugo Lôbo

Disciplina extra curricular: Leitura e Produção de Texto

Professora: Denise da Silva Oliveira Lima

Turno: Vespertino

Relatório

A disciplina opcional Leitura e Produção de Texto pode ajudar aos alunos de diversas maneiras, assim como tirar dúvidas, focar naquilo que eles têm mais dificuldades fazendo com que eles quebrem barreiras e superem suas expectativas. Pode ajudá-los a compreender melhor a gramática, conseguindo assim, desenvolver a escrita de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa.

Para relatar o que ocorreu durante o período de aulas achei melhor citar apenas dois exemplos de aula que foi verificado melhor o aprendizado e participação dos alunos, claro que, as outras não tiveram esse destaque, contudo o relato que segue teve mais preponderação.

A primeira produção textual desenvolvida pelas turmas foi realizada em três etapas. Na primeira, os alunos responderam a um questionário, individualmente. Em um segundo momento, organizados em duplas, analisaram as respostas obtidas e as sistematizaram em forma de produção textual. Após a elaboração dos textos, as duplas se reuniram novamente e reescreveram os seus textos, de acordo com discussões e correções. O vocabulário também ajudou a preencher a lista das dificuldades deparadas pelos alunos ao escreverem um texto, saber utilizar a palavra certa, no momento oportuno, sem distorcer o sentido daquilo que se deseja explicar.

A atividade propôs um levantamento dos hábitos de escrita e leitura dos alunos, além de verificar suas expectativas em relação à disciplina e introduzi-los nas práticas de leitura e produção textual.

Outro exemplo a citar de uma aula bastante interessante foi trabalhar com notícias e reportagens. A aula tornou-se muito dinâmica a partir dessa atividade em que todos os alunos participaram e divertiram-se. De acordo com a entonação, os alunos foram indicando as pontuações mais adequadas para cada caso. No término da aula os alunos observaram que a frase oral caracteriza-se por uma melodia específica, uma entonação e capaz de transformar uma palavra, uma frase e até um texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário