quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Relatório Extra Curricular Cultura Afro

Relatório-“Cultura Afro

Professora Zeneide

Foi implantada neste ano de dois mil e dez, no colégio Estadual Hugo Lobo, a disciplina opcional “Cultura Afro” que tive o prazer de ministrar.

É uma disciplina boa de ser trabalhada, pois apresenta um vasto material de pesquisa. As informações que adquirimos nos livros, internet e outros enriquecem a cada dia a nossa vida tanto pessoal quanto profissional.

Trabalhamos os conteúdos: preconceito, racismo e discriminação no cotidiano; o papel do professor e da escola no combate as ações preconceituosas, racistas e discriminatórias; a história da África; a África pré-colonial; a África ocidental e os valores civilizatórios.

Os conteúdos foram ministrados por meio de aulas expositivas, pesquisa na internet no LIE, vídeos, usa de dicionários na biblioteca, jornais, trabalhos em grupo, montagem de textos com gravuras, debates, filmes... Os quais facilitaram a interação entre professora e alunos. Os alunos puderam expor suas opiniões, informações e conhecimentos que foram sendo repassados e assim reconstituídos.

Tivemos uma outra fonte de informações rica e valiosa para a nossa disciplina que é a “Copa do Mundo” por estar acontecendo na África do Sul. Através dela estamos conhecendo mais as partes da África, as pessoas, os costumes, em fim, a cultura através de diferentes meios de comunicação.

Todo conhecimento só vem para somar. Aprendi muito com os alunos e espero ter contribuído com o crescimento de cada um deles.

_____________________________________

Zeneide Martins de Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário