Colégio Estadual Hugo Lôbo
Disciplina: Leitura e Produção de Texto
Professora: Aurora Luiza Paladini Lessa
Data: 28/06/2010
Assunto: Relatório de atividades da disciplina Leitura e Produção de Texto para Cursinho
A disciplina “Leitura e Produção de Texto para Cursinho” propôs, para esta primeira turma de 2010, aulas com o foco nos concursos vestibulares. Após tantas solicitações de pais e de alunos, a instituição passou a oferecer mais esta opção a aqueles que desejam ingressar em um curso superior após o término do Ensino Médio. Para isso, fez-se necessário o preenchimento de certas lacunas do conhecimento produzidas ao longo da formação acadêmica destes alunos, como a real deficiência em produzir textos.
Nunca o estudante teve tantas fontes de informação _ televisão, mídia impressa, sites de relacionamento, blog, e-mail, internet –, porém, ainda não sabe como fazer o melhor uso delas. A leitura, como todos sabem, é o meio mais eficaz para se obter informações e produzir pensamento autônomo e crítico, voltado para a transformação da sua realidade.
O objetivo do curso “Leitura e Produção de Texto para Cursinho” é dar suporte aos alunos da instituição que estão prestes a realizar vestibular, adquirindo informações, revendo conceitos, identificando as diversas estruturas de textos, reaprendendo a produzi-los, conforme o público-alvo e o objetivo previamente apresentados. Para tanto, elaborei material próprio, atualizado, baseado em pesquisas na internet e impresso na própria escola. A cada semana havia um tema diferente para as duas aulas e era distribuída uma cópia do material para cada aluno.
Como mediadora deste trabalho, pude observar durante as aulas que há realmente falta de leitura e conhecimento de mundo. Ao construir suas ideias, muitos deles, não conseguiam conduzir uma linha de pensamento consistente sobre algum fato polêmico, mostrando, no papel, a superficialidade da opinião. Há também séria deficiência na escrita, nas áreas de ortografia, acentuação e regência. Erros primários, como separação de sílabas, aprendida logo nas primeiras séries do ensino fundamental, são frequentes nos textos. Quando explicava ao aluno o modo correto de separar tal palavra, ele confirmava o desconhecimento. É comum também a incompreensão de textos, dos objetivos de quem os escreveu, da informação básica transmitida nele, de sua estrutura.
Levando em conta estes e outros problemas, percebi que teria que imprimir um ritmo de trabalho diferente do previsto, adequando o conteúdo às deficiências do aluno. A velocidade das aulas diminuiu e minha atenção individual à execução de atividades propostas aumentou, o que fez com que o curso perdesse, de certo modo, a característica de um curso pré-vestibular. Entretanto, os alunos ganharam em qualidade. As aulas passaram a ser mais individualizadas, apesar do número inicial de alunos ser grande para realizar este tipo de trabalho.
Contudo, muitos alunos apresentaram melhoras significativas nos textos produzidos. Outros se destacaram, aprimorando a habilidade de escrever e corrigindo erros, cujas causas eram desconhecidas por eles.
A partir da proposta inicial, posso dizer que foi bom o trabalho desenvolvido, oferecendo novas oportunidades a alunos realmente interessados.
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Aurora Luiza Paladini Lessa
- Profª. de Leitura e Produção de Texto -
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