Foi trabalhado com os alunos, nas aulas de literatura, o Filme Caramuru – A invenção do Brasil, onde foi proposto aos alunos fazerem um resumo da obra. Em seguida, pesquisaram sobre o Quinhentismo Brasileiro, uma fase da literatura brasileira do século XVI, tem este nome pelo fato das manifestações literárias se iniciarem no ano de 1.500, época da colonização portuguesa no Brasil. Os alunos concluíram que é um movimento paralelo ao Classicismo português e possui idéias relacionadas ao Renascimento, que vivia o seu auge na Europa. A literatura do Quinhentismo tem como tema central os próprios objetivos da expansão marítima: a conquista material, na forma da literatura informativa das Grandes Navegações, e a conquista espiritual, resultante da política portuguesa da Contra-Reforma e representada pela literatura jesuítica da Companhia de Jesus.
O filme Caramuru é uma produção bem humorada, com o cenário da época de descobrimento do Brasil. Diogo Álvares é um jovem que se envolve em uma confusão com os mapas que seriam usados nas viagens de Pedro Álvares Cabral. Diogo acaba contratado por Dom Jayme que é o cartógrafo do rei para ilustrar o documento, mas acaba sendo jogo de uma sedutora senhora chamada Isabele que é uma francesa que só busca riqueza. Isabele rouba o mapa de Diogo, que é então punido com a deportação na caravela comandada por Vasco de Athayde. Como muitas caravelas que se arriscavam, a de Vasco de Athayde naufraga. Diogo consegue chegar às costas brasileiras e o que se anunciava como infortúnio acaba sendo um estímulo para a história de amor entre o estrangeiro e uma bela índia, que ele conhece ao chegar ao paraíso tropical. Muito depois, esta história seria conhecida como a lenda de um degredado português que foi também o primeiro rei do Brasil com o nome de Caramuru.
Relatório
Durante as aulas os alunos utilizaram recursos variados, como livros da biblioteca, espaço da sala de vídeo e laboratório de línguas e o LIE. Houve bastante interesse pelo assunto, pois o filme despertou a curiosidade por se tratar de uma época que não é muito comentada hoje em dia.
Os alunos buscaram na biblioteca em livros de história textos relacionados ao tema e contexto histórico. Da mesma forma, pesquisaram no LIE sobre a carta de Pero Vaz de Caminha. Alguns alunos foram além e encontraram também textos atribuídos ao Padre José de Anchieta, principal autor da época. Eles debateram sobre o conteúdo dos sermões do padre. As turmas foram avaliadas através do resumo do filme e de resenhas sobre os textos analisados.
O filme Caramuru é uma produção bem humorada, com o cenário da época de descobrimento do Brasil. Diogo Álvares é um jovem que se envolve em uma confusão com os mapas que seriam usados nas viagens de Pedro Álvares Cabral. Diogo acaba contratado por Dom Jayme que é o cartógrafo do rei para ilustrar o documento, mas acaba sendo jogo de uma sedutora senhora chamada Isabele que é uma francesa que só busca riqueza. Isabele rouba o mapa de Diogo, que é então punido com a deportação na caravela comandada por Vasco de Athayde. Como muitas caravelas que se arriscavam, a de Vasco de Athayde naufraga. Diogo consegue chegar às costas brasileiras e o que se anunciava como infortúnio acaba sendo um estímulo para a história de amor entre o estrangeiro e uma bela índia, que ele conhece ao chegar ao paraíso tropical. Muito depois, esta história seria conhecida como a lenda de um degredado português que foi também o primeiro rei do Brasil com o nome de Caramuru.
Relatório
Durante as aulas os alunos utilizaram recursos variados, como livros da biblioteca, espaço da sala de vídeo e laboratório de línguas e o LIE. Houve bastante interesse pelo assunto, pois o filme despertou a curiosidade por se tratar de uma época que não é muito comentada hoje em dia.
Os alunos buscaram na biblioteca em livros de história textos relacionados ao tema e contexto histórico. Da mesma forma, pesquisaram no LIE sobre a carta de Pero Vaz de Caminha. Alguns alunos foram além e encontraram também textos atribuídos ao Padre José de Anchieta, principal autor da época. Eles debateram sobre o conteúdo dos sermões do padre. As turmas foram avaliadas através do resumo do filme e de resenhas sobre os textos analisados.
Kelly Lino de Souza – Professora de Língua Portuguesa
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