terça-feira, 28 de agosto de 2012

Projeto Cultivando a Paz

A escola tem o compromisso fundamental de educar para a paz. Vencer a tirania, a opressão e a violência nas mais diversas esferas deve ser um dos pilares para a construção de uma sociedade mais justa e humana. O Colégio Estadual Hugo Lôbo realizou durante uma semana ações que culminam com o aprendizado que leve os educandos a construir um mundo mais pacífico. As ações iniciais eram das mais simples: usar etiqueta e bons costumes de maneira a enfrentar a ignorância. Compreender e respeitar as diferenças sociais, religiosas e étnicas. Demonstrar autonomia e responsabilidade na resolução de conflitos, além do trabalho de elevação da autoestima. Professores de Língua Portuguesa e Leitura e Produção de Texto ficaram responsáveis pelo trabalho linguístico do tema; houve constante criação de painéis, poemas e música com enfoque na paz nas mais diferentes áreas do conhecimento, desde Artes a Sociologia, de Química a Geografia. Os professores de História realizaram com os alunos pesquisa sobre os grupos sociais e povos mais beligerantes desde a antiguidade.


Por fim, a culminância do projeto se deu com apresentações diversas no dia 20 de agosto. A Fanfarra Ruy Sena realizou brilhante apresentação sob regência do professor Lander. Ao som de músicas que celebram a paz, a bandeira, símbolo do evento deixou o mastro para ser entregue à escola vizinha, o colégio Joaquim Magalhães. Alunos encerraram o evento com apresentações musicais e recital de poemas de própria autoria e de nossa literatura nacional.

A educação para a paz contempla, assim, o plano mais abrangente da realização dos valores humanos de justiça, solidariedade e diálogo, ou seja, em dimensão planetária, universal ⎯pressupondo a efetivação desses mesmos direitos em níveis menos abrangentes (como o pessoal, o interpessoal e o social). Mesmo que não se restrinja à escola (por supor um processo educativo amplo, envolvendo toda a sociedade), nela encontra um importante campo de atuação: a escola é um espaço em que se pode tomar consciência dos próprios valores; em que valores universais podem ser ensinados; em que os próprios métodos de ensino podem servir de meio para a aprendizagem de valores pacíficos, se forem dialogais e participativos.

quinta-feira, 22 de março de 2012

A Conquista da Universidade




Mesmo sob as mais diversas vicissitudes, alunos e profissionais da educação da rede pública provam que não há adversidade que possa conter a luta pela conquista de um sonho: o ingresso à universidade.

Historicamente o processo seletivo não tem como mérito avaliar as reais condições daqueles que desejam um lugar na faculdade; a meta sempre foi “derrubar” o aluno, sem perceber que as condições e oportunidades do aprendizado são diferentes para cada camada da população. Desde a implantação do ProUni, a realidade no terceiro grau tem mudado. Cada vez mais alunos de escolas particulares tornam-se acadêmicos em instituições públicas e as universidades particulares recebem cada vez mais alunos de escolas públicas. As instituições de ensino técnico ou superior públicas sempre foram reconhecidas por seus esforços nos mais diversos campos do conhecimento. É nelas que se encontram a maior parte das nossas mais significativas pesquisas. Porém, a entrada pelos portões destas instituições tem se tornado cada vez mais estreita para os alunos do Ensino Médio cursado em escola pública. Um verdadeiro desafio.

O Colégio Estadual Hugo Lôbo, sempre referência no ensino de qualidade em Formosa, orgulha-se em criar esforços para que seus educandos tenham o vestibular como uma etapa a ser vencida para o ingresso na faculdade. Professores de todas as áreas do conhecimento trabalham o ensino numa perspectiva de superação da realidade. Educar é oferecer um mundo inteiro de possibilidades para que o aluno encare os estudos numa perspectiva humanística, científica e emancipadora. É com grande admiração que anunciamos um ótimo resultado em aprovação nos principais vestibulares do país. Temos alunos aprovados na UnB, UEG, UFG e IFG, além das instituições privadas. Abaixo, vocês podem conferir os aprovados na UEG, apenas na unidade de Formosa. Saudemos os novos acadêmicos recém-saídos do Colégio Estadual Hugo Lôbo

Letras

ANNE TAMILE FERREIRA CAMPOS

CAMILA FERREIRA DA SILVA

EILANE RODRIGUES DA SILVA

GABRIELA DA COSTA CAMARGO

LIZANDRA ROCHA DE OLIVEIRA

NILTON PEREIRA DOS SANTOS FILHO

TAILINE FRANCISCA ARAUJO SANTOS

Matemática

ANNA RAFAELLA TSCHIEDEL BERG

JOÃO ROMÃO NASCIMENTO NETO

MICHAEL DE OLIVEIRA DIAS

RAFAEL LOPES MAÇALEI

TIAGO ALVES DE JESUS ABE

WILLY FREITAS BASSINI

Química

MÁRCIO MATOS DA SILVA

História

DERALDINO CARDOSO DA COSTA

DOUGLAS DE SOUSA EVANGELISTA

Geografia

ALESSANDRO HENRYQUE DA SILVA LOPES

CAMILA COSTA DE LIMA

LAYS ALVES FERREIRA

SELVINA DE JESUS SILVA

Pedagogia

ANNE CAROLINE DOS SANTOS ANDRADE TRINDADE

BEATRIZ APARECIDA GOMES FERREIRA

ELLEN CRISTINA GONÇALVES LEITE

LUCIELLY CAROLINY PEREIRA DA CRUZ

MARCELLA FERREIRA DO PRADO

MARIA HALINE DIAS DE SOUZA

SARAH BÁRBARA ANDRADE DE SOUZA

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Boas Vindas a Todos!

2012 já começou!
E nesse novo ano, novas expectativas são criadas. Novos desafios são encarados. Antigos amigos se renovam em laços que nunca se rompem e a vontade de voltar à escola quase não pode ser contida.

O Colégio Estadual Hugo Lôbo se orgulha se receber seus alunos com uma proposta de ensino diferenciada, enriquecendo a todos com conhecimento. Nas aulas priorizamos valores, saberes humanísticos, informação e pesquisa em todas as esferas do conhecimento.

Abrimos espaço também para parabenizar os mais de 40 alunos aprovados nos vestibulares federais e estaduais. Número que aumentará com os resultados do ProUni, SISU e universidades particulares.

Parabéns a cada professor que contribui com a história dessa escola. Ao grupo gestor, nossos cumprimentos pelo excelente trabalho realizado. E aos pais e alunos, nossos desejos de um ano letivo promissor.

Com o trabalho sério de todos os envolvidos no processo educacional, podemos esperar por uma sociedade mais justa, mais consciente e autônoma quanto a todos os aspectos da vida.

Um excelente 2012 a todos!