terça-feira, 25 de maio de 2010

Projeto Arborização


A professora Mirian realiza em nossa Unidade Escolar o "Projeto Arborização". A implementação desse projeto visa a conscientização dos educandos em relação ao cuidado com o meio ambiente, o convívio com a natureza e importância da conservação de todo o patrimônio escolar. Tem a duração de todo o ano letivo e se estende aos alunos do matutino e noturno sendo desenvolvido no turno vespertino. É notória a diferença do ambiente após a iniciação do mesmo, os alunos e a professora buscam parcerias com a comunidade e secretarias municipais. Os trabalhos oferecidos pelas parcerias são: limpeza, capinagem e materiais para paisagismo e melhoria do ambiente. A Unidade Escolar agradece a professora Mirian, os alunos e parceiros pelo serviço oferecido, buscando a excelência do espaço físico da escola.

Foto Realismo


A professora Aurora Luiza Paladini Lessa, que ministra aulas de Língua Portuguesa para as turmas dos 2ºs anos “I” e “J” do turno noturno, está consolidando o Projeto “Foto-Realismo” nesta terça-feira, 25. O projeto foi criado na tentativa de aproximar o conteúdo literário estudado no bimestre – a escola realista – à realidade vivida pelos alunos ou pela sociedade na qual estão inseridos. Ela explica que, baseados na ideia do Realismo, de que a sociedade deve ser representada fielmente, com a transparência de uma imagem fotográfica, os educandos tiveram que escolher um tema em voga da sua realidade e sair às ruas para fotografarem a respeito. Em aula, ao montarem cartazes com as imagens, além das fotografias, eles também produziram um texto-legenda, a fim de explicar o tema escolhido e situar as imagens para o leitor-observador. Os trabalhos estão sendo expostos no mural do colégio para observação coletiva.

Dia das Mães








Projeto Festa Junina-2010

ARRAIÁ DO LOBÃO

ORIENTAÇÕES GERAIS

Prezados Coordenadores de Turno e Professores Orientadores de Turma, para melhor organização da nossa festa junina seguem algumas orientações abaixo para que possamos ter bom êxito em nossa festividade:

1 – DO EVENTO

Dia – 11 de junho (SEXTA-FEIRA)

Horário – A partir das 18:00h até às 23:00h

Local: Na quadra da parte de cima do pátio aproveitando a quadra detrás para as apresentações.

2 – DA COORDENAÇÃO

Para Coordenação de Turno da Festa Junina ficaram designados os/as seguintes professores/as:

  • MATUTINO – Carol, Gláucia e Bety

  • VESPERTINO – Miriam, Rose e Aurora

  • NOTURNO – Estela, George e Kelly

3 – DA ORGANIZAÇÃO

Para os alunos ficaram divididas as seguintes tarefas

  • 1º anos – Organização da Decoração da Escola;
  • 2º anos – Organização das barracas/espaço físico para Festa;
  • 3º anos – Organização das vendas das comidas e bebidas das barracas.

Os 3º anos ganharão uma comissão de 30% das vendas realizadas para auxiliar na Festa de Formatura.

A responsabilidade da venda dos produtos das barraquinhas entre os 3º anos ficou assim dividida:

3ª A – Bebidas e Quentão

3º B – Bolo de Mandioca

3º C e 3º G – Espetinho

3º D – Beiju

3º E – Canjica e Pipoca

3º F – Caldo

3º H – Cachorro-Quente

3º I – Pastel

3º J – Maçã do Amor

Além dos 3º anos, os 1º anos e 2º anos deverão auxiliar nos produtos trazendo as matérias primas. Todos os alunos que trazerem serão bonificados com 2,0 pontos[1] em todas às disciplinas. Esses pontos deverão ser controlados pelos professores Orientadores de Turma e os Coordenadores de Turno da Festa:

1ª A, 1º B, 1º C – Bebidas e Quentão

1º D – Bolo de Mandioca

2º A 2º H e 2º J – Espetinho

2º B e 2º C – Beiju

1º E, 1º F, 1º G, 1º H e 1º I – Canjica e Pipoca

2º D, 2º E, 2º F e 2º G – Caldo

1º J e 1º K e 1º L – Cachorro-Quente

1º L, 2º I – Pastel

3º J – Maçã do Amor

NOTA: vide lista em anexo dos produtos a serem tragos.

Os professores Orientadores de Turno e os alunos representantes de turma deverão motivar os alunos em suas respectivas salas para trazerem os produtos. Devem controlar os produtos em lista e providenciarem o local a serem guardados. Os produtos perecíveis deverão ficar guardados em algum local que não estrague e que não seja na Escola, pois não há espaço para guardar tudo.

4 – DAS APRESENTAÇÕES

O Cronograma Cultural da Festa constará das seguintes apresentações:

  • 3 danças de Quadrilhas sendo 01 Quadrilha do Matutino, 01 Quadrilha do Vespertino e 01 Quadrilha do Noturno.

  • Forró – turno matutino,

  • Sertanejo – turno vespertino

  • Country – turno noturno

A convite dos coordenadores virão apresentações externas para complementar as apresentações.

NOTA: as quadrilhas deverão ter em média 25 a 30 pares a serem organizadas pelos coordenadores de Turno da Festa. Os Coordenadores selecionarão quem serão os alunos dispostos a dançar com organização e que não prejudiquem as aulas durante os ensaios. E quanto as outras danças deverá ser eleito um aluno representante para centralizar a organização dos ensaios e apresentação. Os ensaios tanto das quadrilhas, quanto das outras danças acontecerão nos e 5º horários dos respectivos turnos na quadra (Somente três vezes na semana. Na semana que anteceder a festa poderá ensaiar todos os dias).

5 – DA APARELHAGEM DE SOM

Para cobrir os gastos do Som, será pedido aos alunos uma contribuição de R$ 0,50 (Cinqüenta Centavos) para garantir toda a aparelhagem do Som. Esse dinheiro deverá ser controlado pelos Coordenadores de Turno auxiliado pelos Professores Orientadores de Turma que repassará à Direção.

6 – DA DIVULGAÇÃO

Já foram providenciados 200 Cartazes e 5000 panfletos a serem distribuídos em todas as demais escolas da cidade, espaços sociais, públicos, etc. Será formada uma comissão divulgadora de alunos para fazer divulgação da Festa. Ademais, será utilizado também a Rádio Local para também ampliar a divulgação.

7 – DA SEGURANÇA

Já foi solicitado à Polícia Militar a disponibilidade de 01 viatura e policiais para garantir a segurança da Festa. Ademais, também serão contratados seguranças particulares para ficar em locais estratégicos dentro do Colégio.

8 – DA PORTARIA

A entrada será aberta ao Público, pois a Festa acontecerá somente à noite, reunindo os três Turnos. Será cobrado um valor de R$ 2,00 (dois reais) pela entrada, sendo que neste valor será dado um bingo que concorrerá aos prêmios. Um deles é uma bicicleta nova, que foi dada por patrocinadores.

9 – DO LUCRO

Após o término da Festa será realizada a prestação de Contas. Descontado todos os custos de despesa, todo o dinheiro da Festa será utilizado para a pintura do Colégio conforme projeto já anunciado pelo Grupo Gestor.

10 – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Esperamos que todos/as professores/as, funcionários/as, alunos/as, enfim, TODOS/AS possam abraçar a Festa com carinho, a fim de que possamos realizar uma Festa organizada, alegre, com as famílias presentes, unindo as pessoas e integrando a comunidade. Quanto às dúvidas que os alunos e professores orientadores tiverem, devem sempre procurar os coordenadores de Turno da Festa. Os coordenadores de Turno da Festa também reunirão sempre para fazer novos encaminhamentos conforme a necessidade. Mas o mais importante é que todos possam seguir criteriosamente estas orientações para que possamos realizar um trabalho em conjunto e falar uma só língua, para não causar dispersão nas informações.

A COORDENAÇÃO



[1] Será disponibilizado para os professores orientadores e coordenadores de turno da Festa uma ficha contendo todos os critérios avaliativos dos alunos.

terça-feira, 11 de maio de 2010

HISTÓRICO DO COLÉGIO ESTADUAL "HUGO LÔBO"
O atual Colégio Estadual Hugo Lôbo, então com a denominação de Ginásio Estadual, foi criado pelo Decreto-Lei nº 3.243, de 11 de novembro de 1960 e inaugurado no dia 23 de março de 1964, às 8:00 horas, com a presença de José Saad - prefeito municipal; Severiano Batista Filho - Diretor da unidade escolar; Narciso Rubin de Medeiros - secretário, professores e alunos.
Iniciou-se as suas atividades no prédio que passou a ser conhecido como Vietnã, alcunha dada pelos próprios alunos, com 06 (seis) turmas, sendo 03 (três) de 1ª série; 1 (uma) de 2ª série; 1 (uma) de 3ª série e 1 (uma) de 4ª série ginasial.
Em 1970, foi construído o anexo, que passou a ser o prédio principal, composto de seis salas de aula, secretaria, diretoria, sala dos professores, banheiros e almoxarifado.
Neste mesmo ano, com a criação do curso Técnico de Contabilidade, por iniciativa do Prof. Dr. Clarival de Miranda, passou o Ginásio Estadual "Hugo Lôbo" a denominar-se Colégio Estadual "Hugo Lôbo", o que permanece até hoje, amparado pelo Decreto-Lei nº 136/70. O seu funcionamento foi autorizado pela Resolução nº 854, de 29 de setembro de 1972 e o seu reconhecimento se deu pela Portaria nº 855, de 29/09/72.
Em 1992 foram construídas mais 06 (seis) salas de aula, 1 (um) laboratório, 2 (dois) banheiros e 1 (uma) cantina. Em 1993, foi construída mais uma sala para a biblioteca e ampliada a cantina. Em 1994, foi construída mais uma sala de aula.
Por iniciativa do Prof. Domingos de Jesus Guimarães, foi criada a fanfarra já com larga experiência, fazendo e participando de competições a nível estadual e nacional.